Uma torre unifica campanário e cruzeiro. É o elemento dominante da Abadia de Saint John. Está a frente da fachada de entrada, solto e afastado, ainda que próximo à ela. Converte-se em sua fachada principal.
O piso principal reflete os conceitos litúrgicos básicos da Ordem Beneditina. A porta, centro simbólico da igreja, se abre ao corredor central que leva diretamente ao altar e ao trono do abade. Em torno a ele, um grande coro se faz presente. A relação do trono e o coro de monges para a congregação define a forma em planta: o altar próximo ao centro, às vistas da congregação, o coro, e a ampla varanda.
Em 1950, o abade Baldwin Dworschak tomou uma decisão audaciosa, que resultou no que os historiadores da arte chamaram como um marco na evolução da arquitetura da Igreja Católica no país. Ele contatou 12 exaltados arquitetos, entre eles Marcel Breuer. Abade Baldwin pediu aos arquitetos para apresentar um projeto de construção para o segundo século de Saint John.
"A construção de uma igreja que seja verdadeiramente um monumento arquitetônico para o serviço de Deus... A tradição beneditina no seu melhor nos desafia a pensar com ousadia e lançar nossos ideais em formas que sejam válidas para os séculos vindouros" —abade Baldwin Dworschak.
O plano visa uma divisão clara entre os trimestres da vida monástica e as instalações educacionais. Os dois são ligados por estruturas importantes que ambos partilham; a igreja, o auditório, a biblioteca e o prédio de administração.
- Ano: 1961